► Centrais de água gelada e água de condensação: chillers, bombas, torres de resfriamento, infraestrutura para tubulações, válvulas e componentes e acessórios que fazem parte da instalação;

► Equipamentos diversos: fancoils, unidades de tratamento de ar, air handling units, fancoletes, sistemas de VAVs, split-systems, rooftops, self-contained, entre outros;

► Equipamentos para ventilação, exaustão, renovação de ar, pressurização de escadas, “ventokits”, ventiladores evaporativos, etc;

► Sistemas tipo VRF (evaporadoras tipo HW, teto, cassete, duto, condensadoras elétricas e solar, assim como os demais equipamentos e acessórios que contemplam o sistema);

► Distribuição do ar: difusores, grelhas, venezianas, registros e os diversos acessórios de difusão, além de todo o sistema de dutos (retangulares, quadrados, ovais, etc, podendo ser rígidos ou flexíveis, utilizando vários tipos de materiais, com ou sem isolamento térmico e acústico, aparentes ou não, etc).

► Sistema de automação para equipamentos/sistemas de climatização e ar condicionado em geral.

► Manutenção preventiva, manutenção corretiva avulsa e PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).

DEFINIÇÕES:

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: É um conjunto de ações, tarefas e procedimentos técnicos devidamente planejados e sistemáticos, com o objetivo de evitar ou minimizar ocorrências de falhas, desgastes prematuros e  defeitos em equipamentos ou sistemas. Envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros.

MANUTENÇÃO CORRETIVA: Diferentemente da preventiva, a manutenção corretiva consiste em executar os serviços onde há necessidade de corrigir falhas ou defeitos em equipamentos ou sistemas. Geralmente consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram o equipamento ou sistema a uma parada não planejada. 

PMOC (PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE): O PMOC é um plano de manutenção, controle e operação que define e padroniza os procedimentos necessários quanto a limpeza, funcionamento e integridade de sistemas de climatização e ar condicionado.

De forma resumida, esses procedimentos tendem a garantir a limpeza dos equipamentos que compõem os sistemas, melhorando a qualidade do ar e consequentemente reduzindo a possibilidade dos usuários contraírem doenças respiratórias. Além disso, como há recorrência na manutenção, o conforto térmico se mantém controlado e os usuários têm a produtividade aumentada, proporcionamento melhores resultados no trabalho. Outras melhorias que podem ser destacadas são: o aumento da vida útil dos equipamentos, redução de gastos com consertos avulsos e redução do consumo de energia.

Desde 2018, o PMOC passou a ser obrigatório para sistemas de climatização com capacidades a partir de 5 TR (60.000 Btu/h), em caso de infração, as multas podem variar de R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00.

 

Lei – 13.589/2018 (Acesse aqui a lei na íntegra).

Art. 1º: Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

► Substituir componentes, equipamentos e sistemas completos visando principalmente a modernizar, aumentar a eficiência energética, atender as normas atuais e reduzir custos.

O termo retrofit (ou colocar o antigo em forma) surgiu particularmente na Europa, para designar o processo de modernização de antigas edificações. É aplicado geralmente em sistemas de climatização e ar condicionado, instalações elétricas, hidráulicas, iluminação, elevadores, ventilação e fachada, esses são apenas alguns exemplos passíveis de retrofit.

A importância do Retrofit dos sistemas de HVAC (heating, ventilation anda ir conditioning) é muito indicado e necessário pois esses sistemas geralmente são os maiores consumidores de um empreendimento. Um edifício comercial padrão chega ter gastos com climatização entre 40% e 50%, ou seja, vale muito a pena modernizar (retrofitar) principalmente esses sistemas.

► Projetos diversos em sistemas de climatização / cálculo de carga térmica / memorial descritivo / ART / análise de viabilidade e payback / descritivos técnicos.

O objetivo do projeto de climatização é bem abrangente e compreende em definir os tipos de sistemas que serão aplicados, definir os tipos de equipamentos, definir a forma de distribuição do ar ou água, definir os gastos, analisar o payback, além de vários outros itens que envolvem tanto os materiais quanto os serviços necessários.

O projeto quando bem elaborado evita:

Open chat
Atendimento via Whatsapp